lundi 17 février 2014

8 ANO - INTRODUÇÃO À HISTÓRIA

INTRODUÇÃO À HISTÓRIA

VALDEMIR MOTA DE MENEZES

ENTENDER O MUNDO
História é o registro do desenvolvimento da civilização e da cultura para que possamos compreender como se organizou as nações, os Estados, as tecnologias, as idéias, os costumes e as religiões.
(Como chegamos aqui: Ex: depois da pedra, papiro, papel e agora a escrita digital).

PROJETAR O FUTURO
História é olhar para o passado, comparar com o presente para melhor projetar o futuro.
(Milhares de anos com a roda, carroça, depois motor à vapor, a combustão, finalmente os carros futuristas, desenvolve nosso espírito inventivo).
                          
INVESTIGAÇÃO
História é aprender a ler os vestígios culturais, não somente escrito nos livros, mas nos documentos, nas edificações, nos objetos e em todas as manifestações da interferência humana.
(Examinar uma pintura, um vaso antigo, as ferramentas, nos faz montar o quebra-cabeça da reconstrução de uma civilização, isso capacita nosso espírito investigativo, científico).

COMPREENSÃO E JUSTIÇA
História e aprender julgar com coerência, e justiça, conhecendo todas as versões do mesmo fato.
(Aprender a consultar várias fontes para chegar mais próximo da verdade real, desenvolve nosso espírito crítico para julgar).



BIOGRAFIA

Falei sobre Einstein e Chapolion. Enquanto Einstein era um aluno mediano na escola, quando este descobriu sua curiosidade aguçada por física, este destacou no campo desta ciência, tendo cem cientistas escrito um livro contra Einstein, mesmo assim a teoria de Einstein sobre a Relatividade prevaleceu.

Chapolion tinha tudo para ser um derrotado, mas tornou-se um excepcional e depois de milênios, ele foi o homem que desvendou os significados dos hieróglifos.

HISTÓRIA DAS INVEÇÕES


Mostrei aos alunos como a história está inserida em todos os campos da vida humana. Tudo em termos cultural possui uma história, Dei como exemplo os retrovisores que os carros portam como equipamento obrigatório e mostrei a sua relação com o crescimento demográfico. À medida que aumentou o número de veículos circulando, era necessário o retrovisor para ajudar os condutores de veículos a ver ao seu lado direito e esquerdo bem como a sua traseira.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire