lundi 24 mars 2014

7o ANO - 8a LIÇÃO - HISTÓRIA DOS ANTICONCEPCIONAIS

 Professor de História Valdemir Mota de Menezes

CONSTRUINDO O CIDADÃO PERFEITO
(Construindo uma vida com bons propósitos – Historiografia – Visão filosófica do BEM CONTRA O MAL – Dualismo)

Dualismo
FONTE: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Dualismo é uma concepção filosófica ou teológica do mundo baseada na presença de dois princípios ou duas substâncias ou duas realidades opostas e inconciliáveis, irredutíveis entre si e incapazes de uma síntese final ou de recíproca subordinação

A ideia aparece na filosofia ocidental já nos escritos de Platão e Aristóteles, que afirmam, por diferentes razões, que a inteligência do Homem (uma faculdade do espírito ou da alma) não pode ser assimilada ao seu corpo, nem entendida como uma realidade física. [2][3].
O termo aparece pela primeira vez na Veterum Persarum et Parthorum et Medorum Religionis Historia (1700), de Thomas Hyde,[4][5] obra que tratava da doutrina de Zoroastro, com seus dois princípios ou divindades - o bem e o mal -, em luta permanente. Bayle (Dictionnaire historique et critique) e Leibniz (Essais de Théodicée sur la bonté de Dieu, la liberté de l'homme et l'origine du mal) também utilizam o termo no mesmo sentido.


----------------------------------



Dualismo
Por Ana Lucia Santana
Os dualistas compreendem a existência como uma oposição entre formas distintas, ou seja, entre o bem e o mal, o consciente e o inconsciente, luz e trevas, matéria e espírito, alma e corpo, entre outras, as quais não podem ser reduzidas umas às outras. Esta corrente de pensamento pressupõe a diferença fundamental entre corpo e mente, por mais que pareçam não ser distintos um do outro à luz da percepção sensorial.
René Descartes, porém, ardoroso defensor desta idéia, não confia no conhecimento revelado através dos sentidos. Assim, para este filósofo há no mundo duas substâncias – res cogitans ou res extensa. Da primeira esfera se destaca o universo do pensamento, da reflexão, da atividade intelectual e da liberdade de agir; da segunda partiria o plano da extensão, de tudo que está determinado de alguma forma, e da Sócrates, Aristóteles, Santo Agostinho, Descartes, entre outros filósofos.


FONTE:
http://www.infoescola.com/filosofia/dualismo/




---------------------------------------------

“Aqui é a melhor escola do mundo, porque tem os melhores alunos do mundo”

- Considerando que a escola não ensina somente disciplinas curriculares, mas forma cidadãos, preparando-os para serem pessoas do bem e que irão melhorar a sociedade em que vivem.

- Considerando que a escola dá exercícios físicos e alimentação visando o bem do corpo
Considerando que a escola dá exercícios intelectuais visando o bem da mente e considerando que a escola ajuda a desenvolver o cidadão plenamente, passo a SUGERIR exercícios espirituais para o completo aperfeiçoamento dos alunos.

- Considerando que a disciplina de História não é somente uma investigação do passado, mas a criação de uma História futura e pessoal de cada aluno. Proponho que busquemos atingir a nota máxima de todos os alunos: 10. (nada nos interessa além da busca da perfeição)
FAÇA O BEM SEM NUNCA ESPERAR GRATIDÃO OU GRATIFICAÇÃO DAS PESSOAS


- ATITUDES NA FAMÍLIA

Cada aluno deverá fazer um Diário com relatórios de suas boas ações durante a vida. Devendo incluir neste relatório atitudes como:

- Ajuda das tarefas domésticas em sua casa, proponho que as meninas se disponham a fazer as tarefas ou parte das tarefas domésticas da sua casa como lavar roupa, limpar a casa procurando deixarem suas mães com mais tempo livre para descansarem.

- Os rapazes devem procurar fazer os pequenos consertos domésticos como pintura, troca de lâmpadas, troca de torneira e serviços mais pesados de limpeza e pequenas reformas, visando dá descanso aos seus pais.

(QUEM NÃO AMA SUA FAMÍLIA NÃO PODE AMAR OS OUTROS)

ATITUDES COM AS PESSOAS PRÓXIMAS

- Quando duas pessoas estiverem brigadas, proponha a paz, reconcilie os inimigos.

- Ajude os que estão com dificuldades em fazer seus exercícios escolares, não somente os colegas de classe, mas os que estão em outras turmas, e escolas.

- Promovam campanha de arrecadação entre amigos e ajude alguma família vizinha que estão com dificuldade ou desempregados.

- Associem-se em atividades sociais em clubes, igrejas, orfanatos, asilos, sociedade de Melhoramento, grupos assistências e ofereça o seu bem mais precioso que é o serviço voluntário, e participe regularmente.

- Visitem doentes, deficientes físicos e ofereça sua maior riqueza: Sua amizade.

- Organizem uma campanha publicitária entre amigos, façam panfletos e distribuam em semáforo, na praia ou em outro lugar de grande concentração de pessoas.

- Transmita pela internet, seja por e-mail, ou criando um blog atitudes e idéias desestimulando as más atitudes e estimulando as boas atitudes.



- Trace na sua vida o propósito de seguir o caminho do BEM em oposição sempre ao MAL :

BEM X MAL
LUZ X TREVAS
HONESTIDADE X DESONESTIDADE
AMOR X ÓDIO
PERDÃO X RANCOR
CARIDADE X EGOÍSMO
JUSTIÇA X INJUSTIÇA
PAZ X BRIGA
TOLERÂNCIA X INTOLERÂNCA
AGRADECER X RECLAMAR
AJUDAR X ATRAPALHAR
EXPLICAR X CONFUNDIR
DAR X TOMAR
ESTENDER A MÃO X DERRUBAR OS OUTROS

EXERCÍCIO:
Escreva um texto para você mesmo estabelecendo metas para a sua vida, fazendo um propósito consigo mesmo com objetivos, desafios de fazer o bem e como você pretende contribuir com a sociedade. Escreva um texto sobre a sua proposta para você realizar tarefas que ajudem a construir um mundo melhor.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire