lundi 24 mars 2014

8º ANO – 5ª AULA - REVOLUÇÃO INGLESA



8º ANO – 5ª AULA - REVOLUÇÃO INGLESA

 Professor Valdemir Mota de Menezes

ERA DA DINASTIA TUDOR – tinha parlamento, mas o rei mandava muito.
Principais governantes: Henrique VIII (1509-1547) e Elizabeth I (1558-1603)
HENRIQUE VIII
Rompeu com a Igreja Católica em 1531 e em 1534 o parlamento aprovou o ATO DE SOBERANIA que  tornava o rei líder supremo da igreja da Inglaterra. Os bens da Igreja Católica foram confiscados e vendidos aos nobres. Henrique casou cinco vezes.
ELIZABETH I
Auge do absolutismo. Em 1588 venceu a considerada invencível Armada Espanhola, e os ingleses se tornaram a maior potência marítima do mundo. Os ricos ganham concessões de monopólios comerciais.
LEIS DE CERCAMENTOS – Expansão na criação de ovelhas para produção de lã.
PURITANOS – cristãos de vida moral rigorosa e surgimentos dos presbiterianos, ênfase na igreja liderada por conselho de presbíteros (Escócia).
CONSPIRAÇÃO DA PÓLVORA – Católicos tentaram matar o rei Jaime I em 1605, descontentes com os privilégios aos anglicanos, colocando pólvora para explodir o parlamento. Os conspiradores foram descobertos e mortos.
DINASTIA STUART
REVOLUÇÃO PURITANA – Em 1642 o rei Carlos I invadiu o parlamento e já havia imposto regras aos presbiterianos escoceses, iniciou-se uma guerra civil que durou sete anos. Nobres,  católicos, e anglicanos contra presbiterianos, puritanos e pobres. Ao final, o líder puritano Oliver Cromwell prendeu e executou o rei Carlos I.
REPÚBLICA PURITANA – Cromwell eliminou taxas excessivas e respeitou o parlamento, mas ao final se tornou em Ditador, com a sua morte a monarquia voltou a Inglaterra.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire