lundi 21 avril 2014

7º ANO - 8ª AULA – EDUCAÇÃO NA IDADE MÉDIA


7º ANO - 8ª AULA – EDUCAÇÃO NA IDADE MÉDIA

Professor de História Valdemir Mota de Menezes

 

- CARLOS MAGNO, imperador Franco estimulou e fomentou a educação, patrocinando a produção de Bíblias, textos gregos e latinos.

- AS AULAS eram ministradas nos mosteiros e escolas palatinas, só o clero e os nobres tinham acesso à educação.

- AS DISCIPLINAS  consistiam em dois grupos: TRIVIO (gramática, retórica, e dialética), e o QUATRÍVIO (Aritmética, geometria, astronomia e música).

- A LÍNGUA – A escrita oficial da Europa Medieval era o latim. Com o tempo, o latim em contato com línguas germânicas transformou-se em outras línguas como: Português, espanhol, italiano, francês, romeno.

- JOGRAIS – Eram nômades que viajavam de contribuições dos nobres, apresentações musicais, acrobacias espetáculos circenses, eram também recitadores e contadores de história.

NOVELAS DE CAVALARIAS – Romances escritos com narrativas heroicas, e guerras históricas, destacando-se os valores morais como a honra, a lealdade e o tratamento respeitoso e deliciado dado as mulheres. (ao contrário das músicas e novelas de hoje que tratam as mulheres  como objetos sexuais e o casamento como algo descartável).

LITERATURA ERA CARA devido o custo de produzir manualmente em pergaminho ou papiro. Só ricos tinham acesso à educação. (Hoje os pobres tem acesso e não valorizam a literatura, é dá pérola aos porcos).

A IGREJA era a maior disseminadora do conhecimento.

UNIVERSIDADE DE SORBONNE, uma das mais antigas Universidades da Europa, fundado em 1257 por Rogério de Sorbon, na França.

UMA UNIVERSIDADE era formada por quatro faculdades (Arte, Direito, Teologia e Medicina). Os diretores de cada faculdade era chamado de Decano, e o representante da Universidade era o reitor.

 

 

 

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire