lundi 21 avril 2014

9o ANO - 14a AULA - REVOLTAS POPULARES

9o  ANO - 14a AULA - REVOLTAS POPULARES
Professor de História Valdemir Mota de Menezes

Definição – Quando certos seguimentos da população não suportam o peso da opressão do governo, especialmente com taxações e cobranças exacerbadas de impostos, ou permanência continuada de um líder político as revoltas populares podem eclodirem.

Vejamos algumas Revoltas que marcaram a história moderna do Brasil:

REVOLTA DA VACINA –

Ocorreu no governo de Rodrigues Alves, várias cidades estão sofrendo com epidemia de varíola, febre amarela e peste bubônica. O médico Osvaldo Cruz à frente da Secretaria de Saúde tinha autorização do governo para que os agentes de saúde inspecionasse as casas e a vacina contra a varíola tornou-se obrigatória. A população confrontou a polícia à bala. O projeto incluía a construção de rede de esgotos, calçamento nas ruas, aterro de pântanos próximo as áreas urbanas.

(O povo estava acostumado com a sujeira e a falta de higiene e teve que ser educado a força. Muitos avanços na sociedade só são possíveis com a força da Lei Obrigatória e se possível com auxílio das Forças Armadas e Policiais).

REVOLTA DAS CHIBATAS –

Em 1910 houve a revolta da Chibatas, onde os marinheiros do Brasil, que estavam no Rio de Janeiro se revoltaram contra a punição excessiva física contra um marinheiro que levou cachaça para dentro do navio. Ele tomou 250 chicotadas, Os marinheiros tomaram cinco navios de guerras e chegaram a bombardear a cidade do Rio de Janeiro. O líder da revolta foi João Candido, que foi preso chegou a ficar dois anos internado em hospital de louco. Após uma anistia do governo, houve nova rebelião dos fuzileiros navais, na ilha das Cobras, desta vez, as forças oficias massacraram os fuzileiros, e quase todos foram mortos.


LIÇÕES DESTAS REVOLTAS:

O povo estava errado no caso da Revolta da Vacina, pois a vacina era para o bem das pessoas, além disso, as pessoas daquela época tinham resistência a praticas de higiene de saneamento básico. Até recentemente as pessoas ainda tinham hábitos “porcos” de jogar o lixo em qualquer terreno baldio, gerando a proliferação de ratos, insetos e doenças. Nem sempre o povo e a maioria estão certos.

No caso da Revolta da Chibatas, os marinheiros estavam certos. O castigo deve ser proporcional ao crime. 250 chicotadas é um castigo duro por uma infração como levar uma garrafa de cachaça para dentro do navio. O Estado deve ser moderado em suas atitudes, nem extremamente autoritário, nem extremamente tolerante aos infratores.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire