mardi 1 avril 2014

7o ANO - 10a AULA - AS CRUZADAS

7o ANO - 10a AULA - AS CRUZADAS
AS CRUZADAS

Professor de História Valdemir Mota de Menezes

AS CRUZADAS FORAM EM 8, INCLUINDO A DAS CRIANÇAS. O NOME CRUZADA SE ORIGINOU DO EMBLEMA DE UMA CRUZ QUE OS PARTICIPANTES USAVAM EM SUAS VESTES E EM SEUS ESTANDARTES.

A PRIMEIRA CRUZADA ( 1095-1099)

FOI PROCLAMADA PELO PAPA URBANO II QUE RESALTOU AS RIQUEZAS EXISTENTES NO ORIENTE. A PRIMEIRA EXPEDIÇÃO CONTAVA COM 16 MIL CAMPONESES QUE FORAM MASSACRADOS, MAS EM 1096 SAIU UMA EXPEDIÇÃO MILITARMENTE ORGANIZADA QUE EM 1099 SE APODEROU DE JERUSALÉM.

NESTA CRUZADA A CIDADE FOI TOMADA DE ASSALTO E NEM MESMO AS MULHERES E AS CRIANÇAS ESCAPARAM À BRUTALIDADE DOS CRUZADOS QUE INTERROMPIAM SEUS ATOS DE CRUELDADE APENAS PARA ORAR NOS “LUGARES SANTOS” E DEPOIS VOLTAVAM À PRATICA DOS MAIS HEDIONDOS CRIMES EM NOME DA RELIGIÃO.

NESTE TEMPO FORAM ORGANIZADAS CERTAS ORDENS MILITARES RELIGIOSAS COMO A ORDEM DOS TEMPLÁRIOS, A ORDEM DOS CAVALEIROS TEUTÔNICOS, E A ORDEM DOS CAVALEIROS DE SÃO JOÃO.

A SEGUNDA CRUZADA

COMO OS TURCOS DCOMINARAM O CONDADO DE EDESSA EM 1144 FOI PROCLAMADA A SEGUNDA CRUZADA E LOGO O REI FRANCÊS E ALEMÃO FORAM A DAMASCO, MAS LÁ FORAM DERROTADOS, SERVINDO SOMENTE PARA ADIAR A QUEDA DE JERUSALÉM.

EM 1187 JERUSALÉM É RETOMADA PELO SULTÃO DO EGITO, MOTIVANDO A REALIZAÇÃO DA PRÓXIMA CRUZADA.

A TERCEIRA CRUZADA

ENTRE 1189 A 1191 TEVE EM OPERAÇÃO A TERCEIRA CRUZADA QUE FICOU CONHECIDA COMO “cruzada dos reis” DEVIDO A PARTICIPAÇÃO DE TRÊS GRANDES MONARCAS DA EUROPA:
BARBA RUIVA, O FREDERICO I, (IMPERADOR DA ALEMANHA)
FELIPE AUGUSTO ( REI DA FRANÇA)
RICARDO CORAÇÃO DE LEÃO ( REI DA INGLATERRA)

TODAVIA NÃO CONSEGUIRAM RECUPERAR JERUSALÉM, MA SOMENTE PERMITIU AOS CRISTÃOS LIVRE ACESSO AO SANTO SEPULCRO.

A QUARTA CRUZADA

COMO JERUSALÉM NÃO FOI RECUPERADA, ENTRE 1201 E 1204 FOI ORGANIZADA PELOS VENEZIANOS E TEVE INTERESSES PURAMENTE COMERCIAIS, ISTO FICOU EVIDENCIADO HAJA VISTO OS CRUZADOS NÃO DIRIGIREM PARA JERUSALÉM, E SIM, CONSTANTINOPLA, ANIQUILANDO NÃO SOMENTE OS MUÇULMANOS QUE LÁ ENCONTRARAM MAS TAMBÉM OS PRÓPRIOS CRISTÃOS.

TODAVIA, TEMPOS SE PASSARAM E OS GOVERNANTES DE NICÉIA EM BOA OPORTUNIDADE LIBERTARAM CONSTANTINOPLA DOS CRUZADOS.

A QUINTA CRUZADA

NESTA EPOCA (1212)OS EUROPEUS SUPUNHAM QUE SOMENTE A PURERZA E INOCENCIA DAS CRIANÇAS FARIAM COM QUE JERUSALEM VIESSE A PERTENCER AOS CRISTAOS, MAS ESTA VIAGEM FOI DESASTROSA, POIS AS CRIANCAS ALEMAS E FRANCESAS MORRERAM EM GRANDE QUANTIDADE NEMUA TEMPESTADE NO MEDITERRANEO E OS DEMAIS FORAM PARA A AFRICA ONDE AS CRIANCAS FORAM VENDIDAS COMO ESCRAVOS.

A SEXTA CRUZADA

A SEGUIR O REI ALEMAO FREDERICO II EMPREENDEU UMA NOVA CRUZADA (1228-1229). COM MUITA DIPLOMACIA E INTELIGENCIA ESSE OBTEVE INUMERAS VANTAGENS JUNTO AO SULTAO AL-KAMIL A QUAL CONFERIA AOS CRISTAO O DOMINIO DE VARIAS CIDADES, COMO NAZARE, BELEM E JERUSALEM.

A SETIMA CRUZADA

ESTA FOI FEITA POR LUIZ IX, REI DA FRANÇA, MAS TAMBEM NÃO FOI BEM SUCEDIDA.

A OITAVA CRUZADA

ENTRE 1270-1272, FOI ORGANIZADA A ULTIMA CRUZADA QUE FOI REDUZIDA A NADA.

A FORCA DO PAPADO NESTE EPOCA SE PERCEBIA PELA HUMILDADE DAS NAÇOES ANTE O PAPA, EM 1144, PORTUGAL RECEBE O CONSENTIMENTO PAPAL PARA SER UM ESTADO INDEPENDENTE E EM 1198 A SICILIA UNE-SE AO SACRO-IMPERIO.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire