mardi 13 mai 2014

7º ANO - 16ª AULA – PESTE NEGRA

7º ANO - 16ª AULA – PESTE NEGRA

Professor de História Valdemir Mota de Menezes

- Em 1348 cerca de 1/3 da população da Europa foi dizimada pela peste negra
- Na IDADE MÉDIA a situação  de saúde pública era precária se havia várias doenças que matavam com frequência, como varíola e tuberculose, mas nada se igualou a Peste Bubônica.
- Doença causa pela BACTÉRIA “Yersinia Pestis”. A bactéria vivem em roedores (ratos) que contaminam as pulgas, e finalmente as pulgas contaminavam os homens, transmitindo as bactérias fatais.
- Duas teorias disputam a ORIGEM DA DOENÇA, uma diz que a praga veio através da rota da seda (China) e outra que surgiu na Asia Central, através da rota das caravanas em Constantinopla onde os ratos acabaram entrando nos navios e vindo para a Europa.
- OS POBRES foram mais atingidos pela praga, devido a falta de higiene e saneamento básico nas cidades, onde o esgoto corria a céu aberto.
- A grande fome dos anos 1315 e 1317 favoreceu a queda do SISTEMA IMUNOLÓGICO dos europeus, pois estavam desnutridos.
- OS VIAJANTES que vinham de áreas afetadas  não eram recebidos nas cidades que estavam em alerta.
- O NÚMERO DE MORTOS estima-se em 20 a 25 milhões de pessoas.
- Quando a praga foi controlada, A ECONÔMIA  estava abalada, pela falta de trabalhadores.
- Nesta época surgiu o bruxo NOSTRADAMUS, que era médico e também lutou contra a peste bubônica, recomendando a higienização e tratos sanitários para impedir o avanço da doença.
SINTOMAS  - Febre, convulsão, necrosa das extremidades do corpo (dedos, boca, nariz). Inflamação dos gânglios, vomito de sangue. Sintomas após 3 a 5 dias da infecção pela bactéria.






Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire