mardi 13 mai 2014

7o ANO - 15a AULA – MONARQUIAS EUROPEIAS

15 AULA – MONARQUIAS EUROPEIAS

Professor Valdemir Mota de Menezes

FEUDALISMO – Um senhor feudal ditava as normas e leis no seu feudo, muitos eram mais poderoso que o rei.
BURGUESIA – Homens livres, viviam em cidades e eram comerciantes ou artesãos. No século XVIII burguês, na França, era quem não pagava aluguel, não era criado de ninguém, e vivia na cidade por mais de um ano.
FEIRAS – No século XI surgem as feiras periódicas onde se vendia de tudo, montavam no entroncamento das estradas.
CRUZADAS – No século XI ao XIII houve oito cruzadas católicas para tomarem a terra santa dos muçulmanos.
MERCADORES – Estes viajavam em busca de negócios e novos produtos, a Índia era o alvo devido a riqueza de especiarias, tapetes e tecidos da China também chegavam a Europa.
Os  senhores feudais cobravam taxas para os burgueses usarem suas estradas e pontes. Os burgueses se aliaram aos reis para anularem estas cobranças, assim os reis fortaleciam e os senhores feudais se enfraqueciam.
GUERRA DA RECONQUISTA – A península Ibérica da Europa havia sido dominada pelos muçulmanos, mas com a formação das monarquias, os cristãos expulsaram os muçulmanos da Europa e reconquistaram o território de Portugal e Espanha se formando vários reinos ali como: navarra, Castela, Leão e Aragão.
PORTUGAL – Era chamado de Condado Portugalense, até se tornar independente em 1139.
INGLATERRA – Centraliza seu poder a partir do século XII com o Rei Ricardo Coração de Leão

FRANÇA – No século XII foi criado um exercito assalariado e cobrou-se taxas sobre bens da Igreja. O rei Felipe, o Belo submeteu a Igreja na França.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire