mardi 13 mai 2014

8o ANO - 11a AULA – APACHES NORTE AMERICANOS

11 AULA – APACHES NORTE AMERICANOS

Professor de História Valdemir Mota de Menezes

São conhecidos como os “Peles vermelhas”

Os Apaches são os índios dos filmes americanos sobre o VELHO OESTE. Hoje existem Um milhão e quinhentos mil apaches nos EUA e duzentos mil no Canadá

Os brancos ocuparam as grandes planícies  onde vagavam as manadas de bisões que alimentavam os apaches. Com o fim da fonte de alimento. Os Apaches deixaram o seu modo de vida primitivo.

Vivem entre as Montanhas Rochosas e  os montes Apalaches e nas margens do rio Missouri.

Alguns  grandes heróis do povo Apaches foram: Cochise e Gerônimo e Mangas Coloradas. Os apaches perderam muitas vidas em guerras constantes contra os americanos, mexicanos e espanhóis.

A cabeça de Gerônimo está em um museu e os Apaches reivindicam a cabeça do seu chefe supremo.

Em 1782 grande guerra contra os mexicanos e espanhóis no Arizona.

Em 1847, primeiro grande  conflito. Apaches lutaram aliados aos mexicanos contra os americanos.

Em 1851 a 1859 – Houve uma guerra causada em parte porque garimpeiros americanos invadiram a reserva indígena do Arizona em busca de ouro. O líder apaches MANGAS  foi amarrado em uma arvore e espancado.

Em 1860 a 1869  ocorreu outro grande conflito, também motivado pela ambição dos mineradores que invadiram uma aldeia apaches e massacrou índios. Como retaliação, os índios apaches passaram a roubar as propriedades dos brancos. Esta guerra ficou conhecida como CASO BASCOM, pois envolvia o rapto do filho de John Warn, o tenente do exercito  Bascon, que não soube negociar com os apaches , e o líder indígena Cochise, que diante do impasse com os brancos, matou e mutilou muitos brancos.

Em 1861, Cochise e o seu sogro Mangas Coloradas resolveram expulsar os brancos do território apache. Em 1863 Mangas Coloradas resolveu fazer acordo de paz com os brancos e com uma bandeira branca foi até o Forte McLane, mas o mesmo foi preso, torturado, teve a cabeça decepada e cozinhada e depois seu crânio foi enviado para o Instituto Smithsonian.

Em 1864 soldados americanos mataram o grande líder CAMISA DE FERRO que era  chefe nas grandes planícies.


MASSACRE DE CAMP GRANT – Em 1871, brancos, mexicanos e membros da etnia Papagos se reuniram e invadiram acampamentos Apaches em Camp Grant  e mataram 150 apaches entre mulheres, homens e crianças.


1881 Houve batalhas memoráveis entre os apaches e o Forte Apache. Tema de vários filme e brinquedos

Em 1875 a 1886 houve outra guerra, devido os índios se recusarem a ficar nas reservas demarcadas pelos brancos.



Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire