mardi 13 mai 2014

9o ANO - 18a – AULA – ETIQUETAS SOCIAIS

18 – AULA – ETIQUETAS SOCIAIS

Professor de História Valdemir Mota de Menezes

Etiqueta são as convenções humanas que tornam certos costumes aceitáveis ou reprováveis. As etiquetas mudam conforme o tempo e a região. O que é natural e aceitável em uma região, pode ser  considerado absurdo e proibido em outra região.

Etiqueta é como a MODA, e permeia todos os setores da vida, como:

1 - Hábitos alimentarem (tomar café de manhã ou cerveja)
2 - Formas de se vestir (Roupas estampadas, calça boca de sino)
3 - Maneiras de se comportar na mesa (comer macarrão com garfo, taças para cada tipo de bebida.
4 - Relações pessoais como cumprimento, demonstrações de carinho. (cumprimentar com aperto de mão, beijo no rosto, ou fazendo aceno com a cabeça)
5 - Higiene Pessoal (lavar as mãos antes de comer)
6 - Eventos Sociais como casamento, festas, velório (casar vestida de branco, enterrar o falecido em caixão)
7 - Linguagem (gírias, nomeclaturas)



COMPORTAMENTOS PRÁTICOS EM QUALQUER SOCIEDADE:

1 – Quando uma pessoa esta falando não interromper, falando, mas fazendo um sinal pedindo a palavra.

2 – Não sujar o ambiente jogando papel no chão, restos de alimentos. (A limpeza é sinal de transparência e bom caráter. A sujeira é sinal de confusão e mau caráter que não se importa com os outros)

3 – Cumprir com a palavra, uma vez que empenhou a palavra, deve honrá-la mesmo tomando prejuízo. (Pessoas honradas cumprem com seus acordos e contratos, todo acordo verbal tem valor jurídico)

4 – Não mentir, nem dar desculpas esfarrapadas. (O mentiroso é covarde e subestima a inteligência dos outros, pensando que as pessoas não percebem sua mentira)

5 – Nunca ficar conversando quando alguém estiver discursando para uma platéia, seja uma convenção, uma reunião de negócios, um culto ou em sala de aula.

6 – Ao discordar de uma fala, fazer seus argumentos, sem perceber a cordialidade, sem fazer uso de ofensas, xingamentos e palavrões para desacreditar seu interlocutor.

7 – Brincadeiras e piadas devem ser inteligentes e não que desmoralizem o próximo ou que provoque dor física ou sofrimento. (Humilhações e apelidos depreciativos não é conveniente.)

8 – Usar e abusar das palavras que demonstram sua educação: Com licença, por favor, e obrigado. (A maneira como se pede algo e gratidão pelos pequenos gestos, o torna simpático e abre as portas para boas relações pessoais)

9 – Fazer o que é preciso e obrigatório e não somente o que quiser e tem vontade.(estudar e trabalhar é preciso, mas passear e se divertir é o que todos querem)


10 – Ser honesto em tudo ( não furar fila, não colar provas ou exercícios)

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire